O sono infantil é uma das maiores preocupações dos pais. E não é à toa. Sua importância se estende por toda a vida e tem influência fundamental no desenvolvimento físico e emocional das crianças.
Cerca de 40% delas sofrem com distúrbios do sono, como as parassonias: sonambulismo, terrores noturnos, bruxismo e pesadelos. Dentre as principais causas de sonambulismo e terrores noturnos estão fadiga e privação de sono. Quanto ao bruxismo, a ansiedade é uma causa frequente.
A família precisa estar atenta a essas manifestações, pois a privação do sono no início da vida pode trazer consequências, inclusive, na fase pré-escolar, como: irritabilidade e impulsividade, desânimo, diminuição da resistência a infecções, diminuição do raciocínio e ganho de peso. A manifestação dessas parassonias pode indicar que a criança esteja vivendo um problema ou uma insegurança.
Crianças que dormem menos de 9 horas por noite têm desempenho cognitivo mais baixo e comportamento hiperativo mais frequente do que crianças que dormem mais de 10 horas por noite.
O ideal é que os pais recebam informações sobre o sono infantil também no pré-natal para estar preparado para lidar com o sono do seu bebê. A vantagem é que existem profissionais especializados que podem ajudar a estabelecer bons hábitos de sono do nascimento à infância.
Sono é essencial para a vida. É tão importante quanto o ar que respiramos e os alimentos que consumimos. Por isso, se necessário, busque orientação.
Ana Flávia Andreoli
Pedagoga e Consultora Materna e do Sono Infantil
consultoriamaterna100segredos@hotmail.com
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105