Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Economizar nas férias: é possível?

Já chegou mais um período de férias escolares e de muitos pais também, época que, muitas vezes, refletem em aumentos de gastos pelos mais variados motivos, podendo ser passeios, férias, ou mesmo em casa. Mas, como fazer para que esse período não se torne sinônimo de endividamento?
O primeiro passo é chamar toda a família para uma conversa, explicando a opção tomada, os motivos e os limites de gastos.

Caso parte da família não esteja satisfeita com a opção, explique que, para conquistar sonhos maiores, são necessários maiores esforços.
Além disso, para saber como melhor se planejar, tudo dependerá da maneira como agir nesses dias.
Vai viajar – caso sua opção seja por viajar, muita atenção, uma vez que atravessamos um período de crise. Recomendo muito cuidado em relação ao uso desenfreado do cartão de crédito. Outro ponto é o parcelamento, buscando sempre anotar para não perder o controle.
Muito cuidado também com os excessos! Se for para fora do País, busque comprar com antecedência os valores na moeda do País, impedindo que a variação cambial ocasione péssimas surpresas.
Na hora dos passeios – muitas famílias que não vão viajar buscam suprir isso com uma extensa programação de passeios, não percebendo que esses também possuem altos custos. Por isso, recomendo que, antes do início do período de férias, estabeleça o quanto têm disponível para gastar e faça um planejamento antecipado dos passeios que devem realizar.
Lembre-se que devem ser considerados todos os gastos, como transporte, ingressos, alimentação e lembrancinhas. É importante que façam as contas após cada passeio, para avaliar se os gastos não foram excessivos.
Se for ficar em casa – não se sinta culpado por não poder viajar, nem realizar passeios legais no período, principalmente, se os motivos sejam falta de tempo, ou dinheiro. Pense que de nada adianta arrependimento, mas, sim, planejamento para o futuro. Assim, mãos à obra e comecem agora a se planejar para as próximas férias, planejando como um de seus sonhos.
E, reforço: não vale a pena compensar essa ausência de viagens e passeios com gastos que não são possíveis, busque sempre opções caseiras e baratas. E lembre-se de que São Paulo, geralmente, possibilita uma série de passeios, sem custos nenhum. Assim, aproveite as férias dentro de sua realidade!

Reinaldo Domingos
reinaldodomingos@dsop.com.br