Quando atravessamos dificuldades e decidimos não nos render, isso é força. O desejo vence o medo, atropela inconvenientes. Devemos batalhar muito para alcançarmos certos objetivos. Nós não nascemos andando falando e o que não podemos, em hipótese alguma, é perdermos o ânimo, o espírito e nossa capacidade de se superar e de viver. Um bom exemplo disso é através da corrida, uma forma de quebrarmos barreiras.
“Exercício recomendado para o bem-estar físico e mental, de alta intensidade, que exige muito do coração do atleta e envolve todos os músculos do corpo, queimando gorduras e aumenta a massa muscular, mas antes de começar a correr, é preciso analisar nosso estado físico”, diz o garçom, escultor e maratonista (prova de 42,195 km) Francisco Barbosa Cavalcante, mais conhecido por Chico ou Calango.
“A maratona é a prova atlética de maior distância. Ao contrário da caminhada, a corrida traz muito impacto para os pés, já o Cooper fortalece bastante as pernas e melhora a capacidade aeróbica e metabólica, evita o sedentarismo e a obesidade e melhora a oxigenação, evitando o envelhecimento precoce”, explica Chico”. Os médicos aconselham para quem está acima do peso, não pratica exercícios há muito tempo, fuma, ou tem algum problema respiratório, começar caminhando. O iniciante nunca deve forçar demais o organismo, ou seja, tentar fazer longas distâncias em ritmo acelerado, pois correm o risco de sofrer um infarto. Outro risco de enfarto, é quanto aqueles atletas de fim de semana, que ficam tempos sem praticar, voltam querendo fazer tudo no mesmo dia. Outra dica importante, é uma boa alimentação.
paulomaravalhas2009@hotmail.com
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105