Em alguns tratamentos implantodônticos já finalizados, com as próteses finais sobre implante instaladas, alguns pacientes ainda reclamam da estética finalizada. Dentes desproporcionais, fora de cor , sem acabamento com a gengiva e até mesmo as próprias tampinhas das entradas das chaves, nas próteses parafusadas, que acabam ficando escuras e acizentadas. A longo prazo as retrações gengivais e exposição das roscas do implante, são as principais queixas estéticas relatadas pelos pacientes.
O grande campeão de queixas são geralmente dentes da frente sem proporção de tamanho com os dentes vizinhos e sem um acabamento refinado com a gengiva, porém neste caso, a falha de planejamento antes da instalação cirúrgica dos implantes é a mais provável causa de vários problemas estéticos.
Para amenizar esses erros devemos considerar a situação dos dentes vizinhos, o volume ósseo onde será instalado o implantes, o volume gengival para melhorar o acabamento, a posição para instalação correta do implante. Ainda antes da instalação das próteses finais devemos fazer um condicionamento gengival com uma prótese provisória, para dar formato a gengiva para receber a peça final.
Para evitar surpresas com as próteses finais, sempre é indicado a confecção de próteses provisórias sobre implante, pois o paciente terá a certeza de como ficará a prótese final. Isso certamente tem um custo para o paciente, mas mesmo assim pode evitar vários outros gastos após o termino do tratamento e evitar muita dor de cabeça com a insatisfação do trabalho realizado. É importante lembrar aqui que na fase de provisórios, os pacientes podem sim exigir reparos, mudanças de volumes, cor, tamanho e tipo de acabamento. Se o paciente já estiver insatisfeito com os provisórios, certamente a chance de ficar insatisfeito com a peça final é muito grande.
Os casos de retração gengival, devem ser controlados pelo dentista com as manutenções periódicas, ou seja, após a finalização do tratamento, o paciente ainda deve retornar para limpeza e inspeções preventivas pelo menos 1 a 2 vezes ao ano. Com este controle certamente seu dentista terá uma previsibilidade maior para prevenir ou estabilizar o problema da retração. Para os problemas de escurecimento das tampinhas de acesso ao parafuso, (caso das fotos), a única alternativa é a troca por um material melhor (resina), que seja opaca , para não aparecer a cor do metal pela translucidez da resina.
Na maioria dos planejamentos feitos por especialistas em implantes, existe uma previsibilidade estética, bem como uma estabilidade do trabalho finalizado, isso vai depender do tipo de prótese sobre implante instalada, do material utilizado e da posição correta do implante instalado. Portanto, uma boa conversa com seu dentista antes de começar o tratamento, lhe contando todas as suas expectativas estéticas deixará o profissional muito mais bem preparado para a real possibilidade de sucesso, deixando seu tratamento sem surpresas desagradáveis.
Dr. Demetrio Taketa
Professor de Especializacão em Prótese pela ABCD
Mestrando em Protese dentária
Especialista em Implantodontia
www.demtat.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105