Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Estourou alguma coisa?

Um barulho na cozinha, estourou alguma coisa, terremoto, o prédio está desabando?
Não é nada disso, nos edifícios, principalmente, os mais antigos, pode ocorrer o “levantamento” do piso cerâmica, ou o estofamento dos azulejos.
Além da falta de normas, os materiais eram menos técnicos, podendo estar sujeito a esse fenômeno, que acontece, principalmente, nos meses frios.

A hipótese principal é a falta de espaço do material cerâmico no que ele ficava, retração do concreto, alvenaria, hidratação dos materiais (cerâmica ou azulejo) com expansão dos mesmos.
Hoje, as normas impõem uma série de exigências que ajudam aos técnicos projetarem e executarem com uma técnica mais apurada, diminuindo esses efeitos.
Como exemplos podemos elencar:
1. Tipo de cerâmicas, porcelanatos, etc.
2. Massas de assentamento pronta e mais técnicas (mais rígidas, flexíveis, etc.)
3. Juntas de dilatação.
4. Projetos não somente de arquitetura diversificada, mas embutidos o conceito normativos.

Roberto Boscarriol Jr.
Graduado em Engenharia pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Formado em 1972, atua desde essa época na área da Construção Civil, tendo construído um milhão de metros quadrados nas áreas industriais, comerciais, escolares e residenciais, acumulando grande experiência na análise de propostas e gestão de obras. No espaço de sua coluna, o articulista irá abordar os vários aspectos da manutenção necessária nos prédios, com dicas, comentários e sugestões.
Mais informações: boscarriol@pbr.com.br