Estudos de psicólogos das Universidades de San Francisco e Cornell têm demonstrado que experiências valem mais do que bens materiais.
Quando compramos um smartphone novo, logo ele já estará obsoleto. A indústria já aparece com um novo must have e aquela felicidade de ter o aparelho da moda acaba passando mais depressa do que gostaríamos.
Além disso, comparar o seu carro com o do vizinho é mais fácil do que comparar as viagens que vocês fizeram. Enquanto uma viagem é única e incomparável, perceber que o carro dele é melhor do que o seu pode lhe deixar menos feliz com aquela compra.
Quando investimos nosso dinheiro em experiências, estas ficam conosco para sempre. Experiências são mais complexas e ricas e, portanto deixam lembranças mais duradouras: podemos recordar de uma viagem, rever as fotos e contar para os amigos sobre o maravilhoso passeio.
Mesmo as experiências ruins transformam-se em aprendizagem, e também são importantes para nossa formação. Por isso, não menos válidas.
Quanto à cultura e à educação, não tem experiências melhores que os pais possam dar para seus filhos. Inclusive, até os adultos podem “presentear-se” com elas. Uma viagem à Europa com direito a museus, aquele MBA no exterior, ou quem sabe um mestrado, ou doutorado. Isso sim, vale cada centavo.
Todas estas experiências vão permanecer em nossas memórias e com certeza serão mais duradouras do que aquele mais novo modelo de smartphone…. E você, já se sabe onde será melhor gastar o seu dinheiro?
Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105