Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Facetas e lentes de contato de porcelana

A odontologia cosmética vem ganhando cada vez mais espaço na odontologia moderna. As facetas de porcelana a cada dia estão cada vez mais finos devido a evolução das porcelanas, com isso podemos preservar cada vez mais tecidos sadios, preservando ainda mais o dente, evitando os desgastes excessivos. Outro grande aliado da odontologia cosmética é o planejamento digital para remodelar o desenho do sorriso, que requer um planejamento minucioso, com exames complementares como moldagens, radiografias e fotografias digitais que auxiliarão na definição do tipo de material que será utilizado nas peças finais e o tipo de prótese que é mais indicada para cada caso.

Um dos fatores que mais influencia os pacientes a rejeitar o tratamento com facetas, é o desgaste do dente, muitas vezes íntegro para acomodar a porcelana, mas com toda essa evolução, os desgastes estão cada vez menores, e, em alguns casos não é necessário fazer desgaste algum. Muito diferente de algum tempo atrás onde muitas vezes precisávamos remover boa parte do esmalte dentário, ou até mesmo remover, totalmente, o esmalte, deixando a dentina que é o tecido abaixo do esmalte para acomodar as porcelanas.
Além da evolução dos materiais cerâmicos, o jeito de se obter as porcelanas, também estão evoluindo. Com os sistemas CAD CAM (feitos por auxilio de computação gráfica 3D) deixam as peças protéticas em porcelana muito mais adaptadas sobre os dentes, do que as porcelanas, feitas pelo método tradicional, de aplicação de porcelana por técnico de laboratório protético. Cerca de 30% menos chance de infiltração, segundo estudos recentes. Esta mesma tecnologia vem substituindo, também, as moldagens feitas em consultório, por um escaneamento em 3D muito com muito mais precisão.
Com toda essa tecnologia, diminuímos a espessura das facetas estéticas para 0.3 milímetros, uma porcelana tão fina que chega a parecer uma lente de contato. Alguns estudos mais atuais, já, estão diferenciando a faceta da lente de contato pelo grau de desgaste que se faz no dente natural. A maior desvantagem dessas lentes de contato é quando precisamos dar uma cor muito diferente para os dentes, ou esconder algumas manchas e imperfeições do dente natural, que por transparência acaba atravessando a cor da lente de contato. Para esses casos o desgaste tem que ser um pouco maior e a indicação muda para facetas estéticas onde a espessura da porcelana já é maior consegue tampar essas imperfeições de cor. As facetas também são indicadas para dar novos contornos para o dente, diferente da lente de contato onde não temos mais limites para modificar a forma do dente.
Um bom planejamento com seu dentista vai esclarecer qual a melhor alternativa do tipo de porcelana que é mais indicada para seu caso. Antes de começar o tratamento e fazer qualquer tipo de desgaste, o dentista tem condição de mostrar o planejamento, fazendo uma simulação de como pode ficar a estética planejada, evitando surpresas desagradáveis no resultado final.
Dr. Demetrio Taketa – Mestrando em Prótese Dentária
Diretor Responsável da Clinica DEMTAT
www.demtat.com.br