Queridos amigos, percebo que um grande desafio para a maioria das pessoas é curtir as férias com planejamento financeiro. Neste período, muitos gastam além do que o orçamento permite e acumulam dívidas, especialmente, no cartão de crédito e cheque especial.
Para aproveitar as férias do meio do ano e descansar da rotina de trabalho e estudos, muitas famílias optam por viajar, ou fazer passeios na própria região. Das duas formas é possível economizar, ou gastar muito, a diferença está em reconhecer que pequenas escolhas são capazes de colocar em risco a estabilidade financeira da família.
Portanto é preciso, em primeiro lugar, analisar as finanças e reconhecer o que pode ser feito este ano. Conhecer seus números é o grande segredo. O descontrole acontece quando não há clareza para tomar decisões.
Se a situação financeira permitir fazer tudo o que se deseja, ótimo! Basta pesquisar preços e negociar condições de pagamento para se manter no planejamento. Agora, se a situação estiver complicada, é preciso fazer a programação com cautela, considerando aquilo que se encaixa no real padrão de vida.
Aproveite estas férias para fazer algo diferente: planejar as próximas. Pense no que deseja fazer, orce preços e poupe, mensalmente, a partir de agora, para ter as férias dos sonhos. Mesmo que leve muito tempo para realizar, nunca deixe de lado algo que deseja verdadeiramente.
Uma última e importante orientação: sempre que as decisões interferirem em toda a família, como é o caso de passeios e viagens, inclua as crianças no planejamento. Elas são inteligentes e gostam de participar das decisões, além, é claro, de terem as suas preferências.
Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105