O bom líder, não nasce líder, aprende ao longo do tempo e com os erros vividos.
Existem pessoas com perfis de liderança mais evidentes, mas isso não significa que elas estão prontas, pelo contrário, a chance de se tornar um líder autoritário, ou que prende a criatividade e autonomia de seus liderados é grande quando não há consciência de como desenvolver esta característica.
Quem busca se tornar um bom líder deve estar atento aos detalhes. Observe outros líderes e aprenda com eles, sempre há o que melhorar para ser o melhor de você mesmo.
Um líder deve inspirar e também estimular outras pessoas a serem inspiradoras e auto líderes. Para isso, acolher os acertos, mas principalmente erros, fazem parte do modelo de gestão sustentável. Ao longo do tempo, haverá uma sintonia entre líder e liderado muito maior, ampliando a produtividade dele mesmo e de sua equipe.
Os erros, em um modelo de liderança autoritário, são mal vistos e criticados em sua grande maioria, mas devemos contar estes erros como curvas de aprendizados, e são nesses momentos que estão os grandes aprendizados para construir a cultura da empresa, seus valores, formato de trabalho, entre outros objetivos.
Qual é o líder que você quer se tornar? Para responder esta pergunta, é preciso saber onde se quer chegar com o time e empresa, e ter consciência de seus valores e visão de mundo. Um líder que é eficaz, forma um líder mais eficaz ainda, sem medo de ser ultrapassado.
Natália Folco – Coach integral
natalia@nucleopluri.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105