Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Manias que se transformam em doença “toc”

Transtorno Obsessivo Compulsivo ou TOC é um distúrbio psiquiátrico, muito frequente, com milhões de vitimas no Brasil. As pessoas com TOC são acometidas por pensamentos intrusivos, ou ideias recorrentes e, para aliviar a angústia, causada por essas obsessões, desenvolve comportamentos repetitivos, ou o que os psicólogos chamam de rituais compulsivos. Um dos quadros mais comuns do distúrbio é o que envolve o medo obsessivo de contaminação.

Algumas pessoas chegam a se lavar com produtos de limpeza pesados, como água sanitária e detergente, só porque se encostaram em outra pessoa. Abaixo algumas das manias mais comuns:
– Medo de contaminação por vírus, bactérias ou substâncias tóxicas.
– Preocupação excessiva com doenças, mesmo sem apresentar nenhum sintoma.
– Cuidado extremo com a exatidão, ou posicionamento dos objetos.
– Repetição de frases, ou palavra, para livrar-se de pensamentos ruins.
– Sensação de que pode a qualquer momento ferir, ou insultar alguém.
– Preocupação constante com a realização de determinada tarefa de forma correta, ou se a deixou de fazer por esquecimento.
– Pensamentos de blasfêmias e pecado.
A causa do TOC ainda não foi, totalmente, descoberta. Sabe-se que o transtorno tem componentes ambientais e genéticos. A psicoterapia que atinge melhores resultados é a comportamental-cognitiva. Está técnica tenta convencer o paciente de que suas preocupações são infundadas utilizando-se não só de argumentos, como também, os expondo ao objeto de suas aflições.
É necessário o acompanhamento medicamentoso: “antidepressivo”.
Os sinais de melhora começam entre duas a quatros semanas, após o início do tratamento.
Gilmara Somensari – Psicóloga Clínica –CRP 06/49605-9- Acupunturista e Especialista em Hipnose. E-mail: gsomensari@gmail.com