Odontofobia é o medo de dentistas ou tratamento dentário, como a palavra explica. É uma fobia bastante comum que afeta crianças, assim como adultos. Cerca de 50% da população mundial tem medo de dentista, ou pelo menos fica ansiosa com as consultas.
A odontofobia está ligada a outras fobias, como o medo de agulha, medo de hospital e medo da dor.
Tal como acontece com outras fobias específicas, o medo de dentistas resulta de experiências negativas. Tratamento dentário, muitas vezes envolve procedimentos com dentes comprometidos e com sintoma de dor.
Muitas vezes, exigem que o paciente se submeta a anestesia local. As pessoas que tem medo de agulhas são mais propensas a ter odontofobia.
Estímulo externo é muitas vezes a causa de odontofobia. Um ambiente de consultório odontológico envolve jalecos brancos, cheiros, sons desagradáveis (barulho do motorzinho de dentista), substâncias antissépticas, aparelhos de perfuração e brilhantes luzes do teto. Mesmo com experiência em locais com configurações semelhantes, é possível o desenvolvimento da fobia. Não é à toa que médicos podem ter sintomas de odontofobia.
Alguns casos de medo de dentistas podem ocorrer, até mesmo, quando não há nenhuma relação aparente com o estímulo externo. Uma pessoa que foi abusada fisicamente, mentalmente, sexualmente, e/ou ameaças a crianças, para ter bom comportamento desejados pelos adultos, alguns usam de termos como “Vou te levar ao dentista/Vou te levar ao Médico também pode desenvolver esse problema.
Andrea Gonçalves Squilassi
vectrhas@terra.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105