Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Mesada: ferramenta poderosa para ensinar educação financeira às crianças

Hoje, quero começar a coluna apresentando, em primeira mão, um pouco dos conceitos que tratarei em meu novo livro Mesada não é só dinheiro – Conheça os 8 tipos e construa um novo futuro (Editora DSOP), que traz uma abordagem e uma visão diferenciadas sobre o tema.
Ao contrário do que muita gente pensa, a mesada não incentiva o consumismo; se bem aplicada, ela é uma ferramenta poderosa de educação financeira para crianças e jovens. É possível, inclusive, inserir o assunto na vida deles, associando a questões como sustentabilidade, meio ambiente, consumo consciente e outros temas de relevância.

Pelo papel importante que tem e por conseguir uma abordagem ampla, o ato de prover um valor, mensalmente, para as crianças deve ser feito com bastante orientação, por parte da família, mas a escola, também, pode – e deve – fazer parte disso, oferecendo o conhecimento necessário para formar cidadãos conscientes e sustentáveis, financeiramente, no futuro.
A maneira de conseguir um trabalho conjunto das duas instituições mais importantes na vida de uma pessoa – família e escola – é ensinando educação financeira em sala de aula, capacitando educadores, utilizando material didático e paradidático, com linguagem adequada e trazendo, constantemente, pais/responsáveis para esse contexto escolar.
E, esse processo se inicia, indiretamente, com crianças a partir dos três anos, idade em que já começam a ter desejos, seja um brinquedo, seja algo para comer. Com um pouco mais de idade, percebem que os adultos trocam o dinheiro por alguns produtos e, com o tempo, vão absorvendo esse comportamento e seguindo o exemplo.
Por isso, é tão importante que a educação financeira, já, seja um hábito na família, para que não haja conflito entre o que se aprende na escola e o que se vê em casa. Essa relação do dinheiro com a criança começa a ser direta, quando ela ganha uma mesada, seja ela Ecológica, Econômica, Empreendedora, Financeira, de Terceiros, de Troca, Social, ou Voluntária – os oito tipos de mesada que comentei no início do texto e que abordarei em meu lançamento.

Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.