Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Mordidas na língua, lábios e bochecha

Quem nunca passou raiva mordendo sem querer a língua? Realmente é uma das piores sensações de dor que podemos sentir dentro da boca. A dor é aguda com uma intensidade muito forte geralmente nos pega de surpresa, o que faz desta dor nos deixar irritados em questão de segundos?. Geralmente acontece quando estamos falando, mastigando ou deglutindo e às vezes, podemos morder mais que uma vez no mesmo lugar em um intervalo pequeno de tempo.

Os lábios e as bochechas também podem sofrer essas mordiscadas do mesmo modo que língua nos dando praticamente a mesma sensação de irritação e de dor quando mordemos a língua.
Nossa arcada dentária é envolvida por essas estruturas e estão intimamente em contato com os dentes, tanto os lábios, a língua e a bochecha ficam praticamente deslizando o tempo todos sobre os dentes, estas estruturas ajudam a manter o bolo alimentar entre os dentes para serem triturados durante a mastigação. Os lábios ajudam a prender o alimento dentro da cavidade oral e quando estão selados não deixam o ar entrar pela boca durante a deglutição. As bochechas fazem o mesmo papel de manter o bolo alimentar entre os dentes e secundariamente ajudam a nossa memória a reconhecer os limites dos movimentos da mandíbula durante a mastigação.
Na língua encontramos ainda sensores nervosos que ajudam o paladar a decifrar cada tipo de alimento , nas bochechas e na língua podemos encontrar as saídas das glândulas salivares onde ordenham saliva e hidratam o bolo alimentar e liberam as primeiras enzimas da digestão. Podemos afirmar que tanto a língua, a bochecha e os lábios , fazem parte do nosso sistema mastigatório e são tão importantes quanto os dentes.
Quando damos um mordiscada involuntária na língua, lábio ou bochecha, alguns sinais de inflamação devido uma agressão são instalados. Dentro destes sinais, o inchaço ou edema faz o tecido ficar um pouco maior, mais edemaciado, logo algumas sequências de novas mordiscadas são muito comuns pois esta área acaba entrando mais facilmente entre os dentes, por isso ainda podemos morder o mesmo lugar por dias depois. Isso nos deixa ainda mais irritados, mas ao mesmo tempo nos deixa mais cautelosos para proteger esta área, tomando mais cuidado durante a mastigação. Alguns motivos podem aumentar a chance de mordemos estes tecidos, como alimentos não lubrificados devidamente, alimentos que desidratam a mucosa destes tecidos e impedem que eles escorreguem sobre os dentes. Falar de boca cheia durante a mastigação, pode dar mais problema do que a falta de etiqueta, aumentamos em mais de dez vezes a chance de dar uma mordiscada na língua.
Em alguns casos em que o paciente ficou sem dentes por muito tempo, quando instalamos as próteses é muito comum inicialmente dar algumas mordiscadas na bochecha , pois os tecidos já assumiram uma nova posição devido a falta dos dentes e demora um certo tempo até que se acomodem novamente com dentes novos instalados. Se isso acontece o dentista deve monitorar esta adaptação e às vezes é preciso fazer alguns ajustes na prótese para proteger um pouco mais estes tecidos.
Algumas mordidas podem ocorrer sangramento e ter formação de feridas ou aftas. O grande perigo esta no período de cicatrização, pois algumas feridas demoram muito tempo para cicatrizarem e a ferida fica aberta causando novas mordidas na mesma área. Nestes casos devemos procurar o dentista que vai diagnosticar o problema e tomar as devidas precauções.

Dr. Demetrio Taketa – Mestrando em Prótese Dentaria
Diretor clinico da Demtat Odontologia
www.demtat.com