Comunique o que sua empresa tem de bom e ajude seu público-alvo a escolhê-la.
Provavelmente já ouviu a frase “propaganda é a alma do negócio” ou outra variação parecida. Vale até um ajuste, pois no mundo dos negócios há outras “almas” tão importantes quanto a propaganda. Qualidade do produto/serviço e Atendimento ao cliente, por exemplo.
Mas aqui quero abordar o tema comunicação mesmo.
É verdade que divulgar é essencial para sucesso da maioria das empresas, se não todas, independente de tamanho, região ou segmento. Agora, tão importante quanto divulgar, é o que se divulga e nesse ponto ainda temos muito a melhorar.
É preciso ter em mente que o consumidor é bombardeado por um volume enorme de anúncios e numa frequência cada vez maior. São os mais variados tipos e canais e como consequência ou não dessa realidade, vemos boa parte das comunicações se igualando em conteúdo. Em outras palavras, há pouca informação que motive o consumidor a optar por uma ou outra empresa, o que o leva a fazer suas escolhas aleatoriamente ou baseá-las em fatores como preço ou outro de menor relevância. É comum o emprego de chamadas que simplesmente perderam apelo (para não dizer credibilidade) junto ao consumidor e hoje são vistas mais como conversa de vendedor do que qualidade da empresa. Muitas se posicionam como “…a número um”, “…a melhor da região”, ou aquela “…onde se aprende de verdade”, ou onde há “…garantia de satisfação”, e por aí vai.
É preciso sim vestir a camisa e defender seu negócio, porém é importante buscar formas de ajudar o consumidor a decidir por sua empresa sem que ele tenha que “arriscar” a sorte. Se possui algo que o diferencie dos demais, divulgue isso. Se não possui efetivamente um diferencial, busque um e enquanto isso destaque seus atributos mais relevantes e não ache que o público já sabe, pois muitas vezes não é verdade. E se for realmente “a número um”, explique porque e, se possível, destaque qual benefício o cliente tem com isso. Não espere que o consumidor vá até você para descobrir, pois isso pode não acontecer e também não espere que ele interprete seu anúncio ou entenda as entrelinhas, portanto, divulgue com clareza o que você quer que ele saiba.
A dica aqui é – antes de pedir para sua agência ou assessoria de comunicação criar o anúncio – faça um levantamento para tentar identificar o perfil de seu público alvo, entender como ele se comporta e avalie quais atributos sua empresa, produto/serviço possui e que podem influenciar a tomada de decisão em seu favor. Feedback dos atuais clientes podem ajudar nessa análise, então não hesite em consultá-los quando possível.
Não há dúvida que comparado a quem não faz nada, sua atitude de divulgar o negócio é bastante positiva e merece elogios, porém, se tiver esses cuidados, tenha certeza que estará aproveitando melhor os recursos e aumentando significativamente a probabilidade de sucesso. Na dúvida, procure um profissional para auxiliá-lo, na certeza que é um investimento que vale a pena.
Bons negócios!
Anderson Luiz Pinto é proprietário da consultoria V.N.M.- Visão Negócios e Marca e especialista em Comportamento do Consumidor
anderson@visaonm.com.br
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