Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Nova realidade sindical velho problema garantir empregos

Infelizmente, temos vistos que várias categoriais de trabalhadores estão em negociações coletivas, mas, que, estas negociações não avançam na mesma medida em que avançaram anteriormente. São raras as categorias que conquistam aumentos salariais acima do INPC, ou seja, que conseguem ganho real. Algumas, inclusive, além de não conseguirem ganhos reais, estão dividindo o reajuste com base, unicamente, no resultado do INPC. Em outras palavras até a reposição da inflação está sendo parcelada.

Isto ocorre porque os Sindicatos e Centrais Sindicais voltam a defender os empregos, como ocorria nos tempos de crises econômicas mais severas. Evidente que tal situação representa um retrocesso, não só para o trabalhador, mas também para as empresas que amargam crescimento zero e alguns prejuízos. Passamos por uma fase muito difícil em que a negociação ganha contornos mais dramáticos, e necessitam de profissionais capacitados e experientes, para preservarem a continuidade da empresa e ao mesmo tempo a dos empregos que ela gera.

Reinaldo Garcia do Nascimento – advogado trabalhista – Consultor Relações do Trabalho – membro do escritorio Guirão Advogados – r.garcia@guirao.com.br – f. 42213600