Troca de Banners Responsivo - Aleatório

O Momento certo para instalar o implante dentário

Uma dúvida frequente nos pacientes que necessitam substituir a perda de um dente pelo implante dentário, é qual o melhor momento para se realizar a cirurgia de instalação do implante? Para responder essa pergunta vamos deixar bem claro alguns aspectos sobre osso e implante para que todos entendam.
O implante ósseo integrado só pode ser instalado quando se tem quantidade e qualidade óssea no local onde será instalado. Se não tem osso, não tem implante e se esse osso estiver com um qualidade indesejável a integração deste implante também será prejudicada.

Sabemos também que o dente da função para o osso e que o mantém com volume e qualidade pois o dente da função para o osso, e quando perdemos o dente o osso começa a ser reabsorvido por falta de função, ou seja, pela lei do uso e desuso, tudo que a gente não usa vai atrofiando e isso se aplica ao osso dos maxilares também. Então, quanto mais tempo se passa sem o dente no osso mais reabsorvido será esse osso, mas quando instalamos um implante ósseo integrado nos devolvemos de uma certa forma função para o osso, diminuindo a velocidade da reabsorção óssea.
Quando temos dentes com mobilidade, estes dentes certamente já estão com o suporte comprometido e certamente com reabsorção óssea. Para esses casos o dentista precisa avaliar com recursos radiográficos a quantidade de osso que ainda sobra para a instalação implantodôntica, se no caso, demoramos muito, a reabsorção pode acabar com a quantidade de osso e impossibilitar a colocação do implante. Por isso precisamos sempre fazer um acompanhamento com o dentista para esse monitoramento da perda óssea. Nós mantemos o dente até que não tenha nenhum comprometimento de quantidade óssea, então mesmo que o dente esteja em boas condições mas continua perdendo osso, o ideal é a substituição pelo implante antes de perder o osso.
O dentista sempre precisa avaliar as condições gerais do paciente, tanto o histórico medico a quantidade e qualidade óssea para planejar o implante, mas o momento mais correto de se instalar um implante é o mais rápido possível após a perda do elemento dental, se possível fazer o implante imediato, onde instalamos o implante no mesmo ato da extração do dente perdido. Ou seja, ato antes for instalado o implante ósseo integrado mais condições ósseas teremos para acomodar esse implante no osso e consequentemente melhor o sucesso do implante.

Dr. Demetrio Taketa – Especialista em implantodontia -Mestrando em Prótese Dental
www.demtat.com.br