Troca de Banners Responsivo - Aleatório

O que é ATM ou DTM?

O único osso bilateral do corpo humano é a mandíbula. Esse osso possui duas articulações, sendo uma de cada lado do nosso crânio que se une através de ligamentos e cartilagens com o osso temporal. Essa articulação, também chamada de ATM (Articulação Temporo-Mandibular), é muito parecida com a articulação que nos temos no joelho, porém diferente do joelho que tem um osso independente para cada perna, a mandíbula é um osso bilateral, ou seja, se de um dos lados da mandíbula não funciona corretamente, é certo que teremos outro problema, instalado do outro lado da mandíbula, causando dificuldades para mastigação e articulação dos dentes.

É o que chamamos de DTM (Disfunção Temporo-Mandibular).
O paciente com DTM possui alguns sinais mais comuns como: dor muito próxima ao ouvido, podendo ser até confundida com dor de ouvido; dificuldade em abrir, ou fechar a boca; pode estar associado com o bruxismo (ranger os dentes), ou apertamento dos dentes; dificuldade na mastigação; estalo ao abrir e/ou, ao fechar a boca e até dores musculares nos ombros e pescoço. Em casos mais graves a DTM pode afetar o sono e até mesmo causar certos desvios de coluna. Qualquer dentista pode diagnostica uma DTM, porém existem especialistas no assunto para tratar o problema com maior precisão, geralmente, associados a outras especialidades como prótese e ortodontia.
O tratamento deve ser multidisciplinar como: troca de próteses antigas, ou com problemas; alinhamentos da posição dental no arco; uso de placas de acrílico para proteção de forças excessivas sobre os dentes e para relaxamento muscular; troca de restaurações; ou mesmo uma reabilitação oral completa. Em casos mais graves também existem tratamentos cirúrgicos, que hoje ainda é evitado ao máximo pelos especialistas. Em quase todos os casos também é indicado o uso de drogas farmacológicas como relaxantes musculares, associados a analgésicos e anti-inflamatórios. Nos Estados Unidos o uso de antidepressivos é muito comum para certos casos.
As causas podem ser multidisciplinares também, como: má oclusão; insônia; enxaqueca; distúrbios psiquiátricos; e até mesmo a falta de um simples elemento dentário. Por isso não se esqueça de visitar seu dentista regularmente. Qualquer problema detectado pelo seu dentista precocemente pode evitar transtornos e complicações futuras.

Dr Demetrio Taketa
Diretor da Demtat Odontologia Especializada
Mestrando em Prótese Dental
www.demtat.com