Estamos em novembro. Fim do ano chegando e, em meados deste mês, muitos recebem a primeira parcela do 13º salário. E você, já recebeu a primeira parcela do seu? O que vai fazer com este valor?
É nesta hora, em que entra uma grana extra, que dá vontade de fazer mil coisas… Comprar uma roupa nova, trocar a TV da sala, ou ainda, programar a viagem das férias…
Mas, você já olhou se as suas contas estão em dia?
Por que não aproveitar esse dinheiro a mais para quitar as suas dívidas, antecipar os parcelamentos do cartão e zerar as suas pendências financeiras? Nada melhor do que começar um novo ano com tudo em dia, sem nenhum aperto e sem nenhuma dívida.
Se, por outro lado, as contas estiverem todas pagas e você não tiver nenhuma parcela em aberto, esta pode ser uma ótima oportunidade para juntar uma reserva de emergências, ou até começar o seu pé de meia para a aposentadoria. Que tal?
Outra opção é fazer um aporte adicional no seu plano de previdência. Não deixe isso para a última hora! Se você faz sua declaração de IR pelo modelo completo e é assalariado, recebe aluguéis, ou trabalha como autônomo, poderá contribuir para um fundo de pensão, ou PGBL com até 12% da sua renda tributável bruta. Ao fazer isso, você deduz este montante da sua base de cálculo do IR para ter um benefício fiscal. Mas, lembre-se de que é preciso ser contribuinte da previdência social (INSS), do regime próprio, ou ser aposentado, ou pensionista.
Planeje-se! Tome a sua decisão de modo consciente e faça deste ganho extra um aliado do seu Planejamento Financeiro.
Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105