Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Onde colocar as bicicletas e outros equipamentos necessários no condomínio?

O maior problema é achar locais que não interferem com a vida do edifício (pessoas e veículos). Há prédios com excesso de espaços “mortos” e outros (a maioria) com falta.
Bicicletários: hoje com as vias próprias deveremos ter um crescimento do uso de bicicletas o que poderá ser suprido por suportes aéreos.
– armários: além de uso dos espaços “mortos” que podem abrigar os mesmos, no caso de vagas fixas confrontantes com as paredes, poderemos colocar armários suspensos individuais.

– estações de reuso: é mais complicado, pois além do espaço dos equipamentos e caixas de armazenamento, o que complica é que precisa de um estudo da captação das águas, pois se for proveniente de áreas com circulação de pessoas, animais e autos não pode ser usada como água de chuva, de acordo com as normas.
– espaços confinados para armazenar lixo, especialmente, coleta seletiva: o ideal seria colocar na área de recuo de frente do prédio, pois a retirada será mais fácil e sem acesso às áreas internas do mesmo, para sua retirada.
– espaços para fazer uma estação de bombeamento de água de mina etc. Em geral, já existe local e bombas para as mesmas, ficando somente o dimensionamento do equipamento de filtragem e armazenamento.
De qualquer modo é necessário um profissional que estude os diversos casos, pois tem posturas legais e normas a serem avaliadas, além de incluir nas normas do condomínio.
Existem empresas e profissionais especializados em estudar as vagas de autos e também quando possível a colocação de equipamentos especiais para recolocar os autos.
De acordo com a norma NBR 15.527/2007 da ABNT, águas de chuva onde passam pessoas e animais, não poderão receber o mesmo tratamento que as de terraços e telhados, mesmo para usos não potáveis.
Roberto Boscarriol Jr. – Graduado em Engenharia pelo Inst Mauá de Tecnologia. Formado em 1972, atua desde essa época na área da Construção Civil, tendo construído um milhão de metros quadrados nas áreas industriais, comerciais, escolares e residenciais, acumulando grande experiência na análise de propostas e gestão de obras. No espaço de sua coluna, o articulista irá abordar os vários aspectos da manutenção necessária nos prédios, com dicas, comentários e sugestões.
Mais informações: boscarriol@pbr.com.br