Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Ortodontia com tecnologia CAD CAM

Os avanços da tecnologia 3D digital, agora, estão chegando com mais facilidade, dentro dos consultórios odontológicos. Uma das mais novas técnicas para o tratamento ortodôntico, consiste em um escaneamento em 3D feito com um escaner intra-oral, e, através de uma simulação computadorizada de toda a movimentação dentária, necessária para o nivelamento e alinhamento dos dentes na arcada.

A mesma tecnologia que já usamos para confecção de facetas, lentes de contato e coroas de porcelana, agora também, oferece uma nova técnica, para procedimentos ortodônticos. Tecnologia importada da Alemanha, dispensa a moldagem e a colagem de braquetes nos dentes, dispensando tratamento com aparelhos fixos. Infelizmente, ainda não resolve todos os casos de tratamento ortodôntico, mas uma boa parte deles, que vale a vantagem de não ter nada colado nos dentes.
Esta técnica consiste no uso de algumas placas de acetato que fazem a força necessária para uma movimentação do dente, de modo seguro. Quando a placa começa a fica um pouco mais folgada, adaptando com muita facilidade, é trocado por outra placa mais justa, que dá sequência ao tratamento, movimentando outros pontos do tratamento. A grande vantagem é a parte estética, pois podemos tirar o aparelho quando precisar. Em alguns casos, pode ser usado somente por algumas horas por dia, o aparelho é bem discreto e, praticamente, imperceptível. Além disso, a simulação do movimento feito pelo programa de computador nos da com precisão o ajuste que essa placa transparente em acetato se adapta na arcada do paciente, podemos dispensar o uso de moldagens, pois o escaneamento tem muito mais precisão que a moldagem e os modelos são confeccionados, através de impressão 3D.
Já existia esta tecnologia, através de moldagens (sistema Invisalign ®), porém, a novidade agora, é que no lugar das moldagens é feito um escaneamento no Sistema CEREC®, que é um escaner intra-oral 3D. Vale muito a pena conferir se esta tecnologia pode ser indicada para seu caso, portanto, converse com seu dentista, ele pode esclarecer alguns tópicos sobre essa nova técnica e avaliar seu caso, para a correta indicação.
Dr. Demetrio Taketa – Diretor de pesquisa da LIGA CEREC
Mestrando em Prótese Dentária – demetriot@me.com