Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Pai, como estão as suas finanças?

Neste mês é celebrado o Dia dos Pais, figura tão importante em nossas vidas. O homem que muito faz pela família, entrando até mesmo em “apertos financeiros” para dar aos filhos o que há de melhor.
Sabemos que não é fácil administrar as finanças de um lar. Infelizmente, a maioria dos pais e avós não teve educação financeira para transmitir aos filhos, e por isso muitos passam por dificuldades.
Mas isso pode mudar, os pais podem – e devem – ter novos hábitos e comportamentos para conquistar seus sonhos. Isso mesmo, quais são os sonhos do seu pai? E os seus?

Quando adultos e com muitas responsabilidades, muitos se esquecem de seus próprios desejos, colocando os dos filhos e da família em primeiro lugar. Mas, essa época do ano é excelente para resgatar objetivos.
Procure conversar sobre isso, em um momento agradável, como uma tarde de domingo, por exemplo. É preciso pensar não apenas no curto prazo, mas também no médio (entre um e dez anos) e no longo prazo (acima de dez anos).
Lembre-se: ter uma aposentadoria sustentável, para não depender de ninguém para suprir suas necessidades básicas, é um importante sonho a ser conquistado no médio, ou longo prazo.
Vocês podem buscar livros, cursos e palestras sobre educação financeira. Assim, aproveitarão a ocasião para gerar um marco na família: a mudança de comportamento, em relação ao uso do dinheiro.
Após conhecer sua verdadeira situação financeira e rever suas despesas, os pais terão forças para poupar e realizar seus sonhos.
Educação financeira de pai para filho
Sabemos que a escola tem um papel fundamental no futuro das crianças e jovens, já que muitas ministram aulas de educação financeira, mas de nada adianta se os filhos aprenderem bons hábitos na escola e não verem sua aplicação em casa.
Por isso, seja um bom exemplo: priorize seus sonhos e elimine gastos supérfluos e desnecessários que atrasam a conquista dos objetivos.

Reinaldo Domingos é Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do InfoMoney e da Rádio Bandeirantes. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.