Já é possível sim, ter uma boa ideia de como poderia ficar nosso sorriso após um especialista em prótese ou estética redesenhar o nosso sorriso. Quantas vezes foi difícil também para o dentista explicar ao paciente como poderia ficar o sorriso antes de começar o tratamento. E quantas vezes você mesmo já deve ter se perguntado, como poderia ficar o seu sorriso com facetas ou lentes de contato de porcelana mais brancos.
Mas antes de começar tratamento todo mundo gostaria de ter uma ideia de como ficaria para avaliar o risco de compra o tratamento e acabar ficando pior do que estava. E com a crise econômica que assola o pais, ninguém quer arriscar nada em algo muito incerto.
O planejamento digital começou com brasileiros usando um programa da Apple chamado Keynote para analisar as fotografias dos pacientes e retocar partes da fotografia dos dentes para melhorar a comunicação do dentista como o laboratório de prótese dental. Depois desenvolveram algumas máscaras como se fosse Photoshop e ai o conceito de redesenhar o sorriso.
Outros programas e aplicativos foram lançados nesses últimos anos e vem facilitando a vida dos dentistas e dos pacientes, pois, facilitam a comunicação, nos mínimos detalhes e seguem parâmetros desenvolvidos de acordo com o formato de rosto, sexo, etnia, até o perfil de personalidade do paciente pode influenciar na hora de redesenhar o sorriso.
Alguns traçados imaginários são feitos em fotos no rosto do paciente, para garantir proporcionalidade de tamanho e alinhamento. A cor dos dentes pode também ser simulada por esses programas e aplicativos, ou seja, dá pra ver qual a tonalidade de dente e clareamento combina mais com o seu sorriso. Outro item bem importante, é o alinhamento do lado direito em relação ao lado esquerdo, tanto em relação ao volume, como nivelamento gengival, onde podemos também simular a altura da gengiva em cada dente.
Pode parecer muito detalhe, mas nós temos no rosto algumas referências que auxiliam em termos de proporção a distribuição correta dos tamanhos dos dentes e a correta posição na arcada. Estas linhas de referência seguem as proporções aéreas, ou proporções divinas, que são medidas estudas desde o renascimento por artistas que pintavam com perfeição a anatomia humana.
O planejamento estético digital, é apenas uma ferramenta que auxilia na previsibilidade do tratamento, e pode sim convencer o paciente sobre o tratamento, como também pode ser usado como referência para avaliar o resultado final. Em São Paulo, uma grande quantidade de clinicas especializadas em estética, já possuem estes aplicativos e cada vez mais vão melhorando a comunicação entre o dentista e o paciente.
Dr. Demetrio Taketa – Mestrando em prótese dental Smile design Pro User
www.demtat.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105