Muitas pessoas começam a correr e não querem parar mais, se tornam, literalmente, viciados em corrida e este vício acontece, principalmente, devido a liberação de hormônios como a endorfina e serotonina que são liberadas, durante a corrida, eles dão a sensação de prazer e alegria.
Quem já não madrugou para correr, correr com dor, frio, sol, chuva e voltou do treino com a sensação de prazer, bem-estar, euforia e prazer, causando uma sensação de dependência depois de alguns meses de treino. Um dia sem treinar, seu corpo sente a falta deles.
A endorfina é Neuro – Hormônio que melhora a memória e tem ação analgésica, aliviando as dores, aumenta a resistência, gera um bem-estar e melhora o humor. Quanto maior o esforço físico, maior a liberação de endorfina.
A serotonina é neurotransmissor e está relacionada ao humor e alguns medicamentos antidepressivos estimulam o aumento da produção dele no organismo. O chocolate também estimula a produção de serotonina, por isso que chocolate vicia, alivia a ansiedade e depressão. As mulheres têm uma diminuição da produção de serotonina na TPM, isso pode estar relacionado ao estresse e mau humor nesse período.
Existem fatores psicológicos também como a sensação de dever cumprido, depois da corrida, de completar uma prova o que estimula a correr mais. A corrida também é uma das atividades físicas mais eficazes no processo de emagrecimento.
Antes de começar a correr, faça um check-up, procure orientação profissional.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105