Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Presente de natal

Chegando o fim de ano.
Nesta época iniciamos a organização de dezembro, o último dos meses do ano. Fui escrever a minha lista de presentes e pensar nas crianças que costumo encontrar nesta época. Pensando nisso refleti sobre o significado que deveria ter o meu presente a cada um deles. Resolvi presenteá-las com algo que possibilitasse a convivência interessante entre adultos e crianças neste fim de ano. Acho que os pais deveriam também fazer este exercício para tornar o Natal ainda mais agradável.
Quando vamos comprar um presente a uma criança, no que devemos pensar:
Como é a criança que vamos presentear? Qual sua idade?

Pelo que se interessa? O que ela gostaria de aprender? Será que o presente que vou dar, vai possibilitar um enriquecimento no seu dia a dia?
Descobri que os pequenos que conheço gostam de realizar coisas concretas.
Fui revirar minhas lembranças e os presentes em criança que mais gostei de ganhar foram:
: Quando bem pequena
-Tubos para bola de sabão, brinquedos para brincar com água, fogãozinho com panelas e pratos em miniaturas, teatrinho com fantoches para mãos e dedos.
Com um pouco mais de idade preferia:
-Quebra Cabeça pequeno, com um modelo em papelão de como montá-lo, incialmente, e, depois, outras montagens que iam ficando cada vez menores à medida que eu ia crescendo.
-Telas pequenas de fazer tapetes com lãs coloridas.
-Bonecas de papelão que tinham roupas diferentes com íman.
-Fantasia de personagem favorito.
-Livros variados que minha madrinha me dava a honra de ler interpretando, tirando umas horas de sua semana. Esse era um dos presentes mais fantásticos e preferidos.
– Cadernos coloridos e lápis de cor variados.
Passados tantos anos e as crianças que eu vou presentear, hoje, gostam também de coisas como estas. Para uma delas, que está interessada em química da cozinha, acrescentei um livrinho de receitas para fazer no micro ondas e vou dar uma bandeja com os ingredientes embrulhados em papéis coloridos.
Percebemos que não necessariamente os presentes mais caros são os mais divertidos, ou desejados. O tempo que o adulto dá para a criança é muito precioso para o pequeno. Levar a criança para comer fora, escolher o restaurante, ou o passeio é uma oportunidade prazerosa para ambos.
Outro passeio que meus pequenos gostam muito, é ir às livrarias para escolher um livro interessante que eu prometo contar a história, pois eles ainda não sabem ler. Terminamos a farra tomando um gostoso lanche, com direito a sorvete com cobertura.
Espero que neste final de ano os pais repensem esses momentos tão preciosos e usufruam a oportunidade tão rica de convivência.
Maria Angelina Franceschini Brandão – Prima Escola Montessori de São Paulo