Dormir é fundamental para todos nós. E para as crianças é ainda mais importante.
Nos primeiros anos de vida, o bebê tem, durante o sono, a liberação de hormônios essenciais para seu pleno desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Se ele não dorme bem durante a noite, e não tem sonecas regulares e de qualidade durante o dia, a secreção desses hormônios fica prejudicada, aumentando os riscos de doenças.
A obesidade é uma das consequências principais da privação de sono na primeira infância. Mas outros problemas podem acontecer quando as crianças não dormem bem, como: irritabilidade, desânimo, baixa tolerância à frustração, déficit de memória, baixo rendimento nos estudos, dores de cabeça, diminuição da resistência a infecções, e outros que os afetam inclusive na fase pré-escolar.
Medidas comportamentais são extremamente eficazes para melhorar a qualidade do sono em crianças, o que pode diminuir substancialmente a chance de doenças em consequência da privação de sono. Dentre elas, a rotina é a principal, e podemos inserir bons hábitos de sono desde o primeiro dia de vida do bebê.
Para os recém-nascidos, diferenciar o dia da noite é uma das orientações. Estar atento à temperatura ambiente e ao conforto do bebê também é fundamental. A partir dos quatro meses de vida, podemos começar a organizar o dia da criança. Corrigir a hora de dormir é essencial para que os hormônios sejam secretados adequadamente.
Algumas alterações no dia a dia dos pequenos poderão trazer benefícios fundamentais para uma melhor qualidade de vida da família como um todo. Procure uma consultora do sono infantil para orientá-los a fim de proporcionar um ambiente de sono saudável e adequado a seus filhos e ao desenvolvimento pleno deles.
Ana Flávia Andreoli – Pedagoga e Consultora Materna e do Sono Infantil
consultoriamaterna100segredos@hotmail.com
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105