Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Saiba como prevenir a trombose pós-cirurgia

fisioterapial-agosto-2018

A trombose é uma das complicações mais temidas de uma cirurgia e consiste na formação de coágulos (ou trombos) no interior dos vasos sanguíneos das pernas e pode surgir no pós-operatório de uma cirurgia, principalmente, quando é complexa, ou tem uma duração muito longa. Isso ocorre porque a imobilização, durante a cirurgia, faz com que o sangue fique mais “grosso”, formando os coágulos. Na maior parte dos casos, isso acontece, nas primeiras 48 horas de cirurgia, mas pode acontecer, até o 7º dia do pós-operatório. Para prevenir a trombose, o médico poderá indicar:
1. Que o paciente operado deve caminhar logo que tenha pouca dor e não corra risco de a cicatriz romper, pois o movimento estimula a circulação do sangue e diminui o risco de trombos.
2. O uso de meias elásticas de compressão, ainda antes da cirurgia, devem ser usadas por um período de cerca de 10 a 20 dias, até que a movimentação do corpo, ao longo do dia, volte ao normal e já seja possível realizar atividades físicas, retiradas apenas para higiene do corpo.
3. Elevar as pernas, esta técnica facilita o retorno do sangue ao coração, o que previne o acúmulo de sangue nas pernas e pés, além de diminuir o inchaço das pernas. Quando possível, é orientado que o paciente movimente os pés e as pernas, dobrando e esticando cerca de 3 vezes ao dia. Estes exercícios podem ser orientados pelo fisioterapeuta, ainda no hospital.
4. Utilizar remédios anticoagulantes: remédios que ajudam a prevenir a formação de coágulos, ou trombos.
Siga as orientações do seu médico e da sua fisioterapeuta, no pós-operatório e sempre informe qualquer sintoma que possa surgir, durante a sua recuperação.

Autora Diamani Caran – Fisioterapeuta e Diretora da Inovar Saúde e Fisioterapia – Atendimento Domiciliar e Especializado em Pós-Operatório. inovarsaude@inovarsaude.com.br