É certo que o desorganizado vai tentar achar algum argumento para não acreditar nisto, mas é fato que segundo os neurologistas, quando está tudo bagunçado e a pessoa procura algo, seu cérebro gasta mais tempo e performance para achar o que quer, ficando mais cansado e diminuindo seu rendimento em atividades mais importantes, como por exemplo a tomada de decisões.
Ao contrário disto, quando o local está organizado a pessoa transmite ao cérebro uma tranquilidade que gera mais serotonina e aumenta o bem-estar.
Então se você é daqueles que espera o final de semana para organizar a bagunça e usa seu tempo de folga para organizar, você precisa rever seus conceitos sobre e adquirir melhores hábitos que vão deixar sua vida mais tranquila.
Segue algumas dicas de como fazer isto:
• Aprenda a dizer não. Nem tudo tem que ser feito por você!
• Identifique o que é urgente e dê prioridade a isto.
• Não procrastine. Empurrar com a barriga não vai fazer o problema desaparecer.
• Aprenda a delegar. Quando você delega tarefas evita a sobrecarga e a desorganização mental que gera a incapacidade de lidar com todas elas. Ensine e confie que outros façam o trabalho. Pode não ficar tão perfeito como você deseja, mas será um trabalho a menos.
• Não seja multitarefas. Isto é prejudicial ao cérebro e você acaba não fazendo nem uma coisa, nem outra. Faça uma coisa por vez e com tranquilidade.
• Pratique o desapego. Não guarde papéis, roupas, sapatos, objetos e qualquer coisa que você não tem mais necessidade, ou não usa.
• Aprenda com o silêncio. Quando você tiver que se concentrar em uma tarefa experimente não ligar nenhum som. Às vezes sua sabedoria quer falar, mas o barulho é tanto que você não tem como ouvir.
• Dê o exemplo. Não adianta dizer ao seu filho, ou ao seu colaborador para manter as coisas em ordem, se você não faz isto.
Giza Garcia
organizefeliz.com.br
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