O desgaste de tudo é normal, mas para podermos utilizar a quadra e agregar e não perder o valor agregado que uma quadra traz ao edifício, devemos manter a mesma, em boas condições.
Em geral, dependerá do tipo do empreendimento: desde os mais simples em cimentado, com pintura própria para piso externo de quadra até outros de nível superior que são os pisos com, ou sem amortecimento (emborrachados).
Primeiro devemos analisar se haverá, ou não, a necessidade de remover o piso, se estiver muito desgastado, ou a impermeabilização muito antiga, aconselhamos a refazê-la.
Devemos também verificar os caimentos dos pisos e colocar nas laterais uma canaleta ou ralo contínuo para escoar a agua da chuva.
– Qual a melhor solução para piso de quadra externa?
Não existe uma solução única, depende, como disse antes, do que os moradores precisam.
Outro problema é que, em se escolhendo, ou necessitando de pisos com uma qualidade superior, além de terem um valor mais elevado, na maioria das vezes não pode ser multiuso, pois não se pode utilizar: tênis preto, cadeiras, mesas, skate, etc.
Uma boa opção para o multiuso é a tradicional pintura sobre o concreto.
Não se esqueça de ter um engenheiro, ou arquiteto para auxiliá-los e equalizar as propostas.
Roberto Boscarriol Jr.
Graduado em Engenharia pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Formado em 1972, atua desde essa época na área da Construção Civil – Mais informações: boscarriol@pbr.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105