Os vírus da dengue, chikungunya e Zika Virus são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti e faz com que muitas pessoas confundam os sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, para diagnosticar cada doença é preciso fazer testes para a identificação da Dengue, se negativo, deverá ser feito para Chikungunya e, consequentemente, para Zika Virus.
A Dengue provoca dores de cabeça, febre alta, tonturas e dores das articulações, além de sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes.
O alívio dos sintomas é feito por meio de medicamentos como analgésicos e antitérmicos, além de muita hidratação, conforme orientação médica. Pacientes com Zika vírus têm manchas avermelhadas pela pele, febre menor do que 38,5º, dores articulares, ou musculares, dor de cabeça, coceira. Os doentes com Chikungunya podem apresentar febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.
Nos três casos acima, usar o repelente inibe a picada do mosquito. Durante o dia, não se deve descuidar do uso de repelente, seguir alguns cuidados importantes como: manter caixa d’água bem tampada, colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre fechada, não jogar lixo em terrenos baldios, se guardar garrafas de vidro, ou plástico, manter sempre a boca para baixo.
Além disso, não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje. Se guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva. Deixe os pratinhos, ou vasos de planta com areia até a borda. Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água. Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana. Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
Matéria desenvolvida com informações de Jacira Noemia Cassanho, professora do Instituto Cimas de Ensino (www.institutocimas.com.br).
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105