A chegada do bebê transforma a vida dos pais. São muitas novidades que fazem parte do casal e tudo tem que ser reajustado para o dia fluir bem. O que norteia muitas questões do cotidiano é a qualidade do sono que o bebê e os pais vão ter à noite.
Uma noite mal dormida costuma ser a causa de um dia cansativo. Com os bebês e igual, é com o sono que eles absorvem os estímulos que foram recebidos, durante as horas que estiveram de olhos abertos.
Portanto, os pais devem ficar atentos para manter uma rotina de qualidade, durante as sonecas de dia, como no sono profundo da noite.
Irritabilidade, agressividade, cansaço, dores de cabeça e até alteração no apetite são alguns dos males que a privação do sono pode ocasionar no bebê. É por isso que hoje existe até consultoras do sono para ajudar as famílias neste momento. Quando uma criança tem uma grande oscilação no sono, os pais também são afetados, dormindo pouco e prejudicando o dia a dia. Mas, o pior é para o bebê, que pode ter até seu desenvolvimento cognitivo afetado.
Para evitar tantos transtornos, afinar a vida da família à chegada do novo membro é imprescindível. Conforme as horas vão passando, a tranquilidade deve ser retomada para que a criança comece a entrar em um ritmo mais calmo e sereno. Crie um ritual de sono. No começo da noite dê um banho, alimente seu filho, diminua o tom da voz, a iluminação da casa e entregue à naninha, tudo para que ele reconheça que esse momento é o de se desligar e se entregar ao descanso, sem brigar com seu relógio biológico e iniciar a noite dormindo como um anjinho.
Danielle Cogo – Baby Planner/Consultora do Sono Infantil – contato@assessoriamamae.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105