Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Stress: síndrome da fadiga crônica

A origem do stress vem do esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que ele considera ameaçadoras à sua vida e ao seu equilíbrio interno. O stress não é considerado uma doença, e sim, uma resposta do organismo a determinados estímulos, a qual varia de pessoa para pessoa. Ele também é conhecido como a Síndrome da Fadiga Crônica. Quando o indivíduo se encontra nessa situação, o organismo produz adrenalina.

Esse hormônio tem a função de defender o corpo: o sangue irriga mais o coração, o cérebro, os pulmões e os músculos, o que nos deixa mais ágeis, fortes e com os sentidos mais aguçados para enfrentar uma situação de perigo. Quando o indivíduo está estressado, ocorre uma liberação de altas doses de adrenalina, acarretando sintomas como cansaço, ganho ou perda de peso, infecções, gripes e outras viroses, má digestão, acne, pele envelhecida, diminuição da libido, impotência sexual, doenças psicossomáticas, ataques de ansiedade e pânico, depressão etc..
O stress também prejudica o coração, crises emocionais podem provocar doenças cardiovasculares. O cortisol, outro hormônio liberado em situações de grande tensão, pode causar a morte em pessoas portadoras de doenças cardiovasculares.
A boa notícia é que podemos aumentar a resistência emocional, mental e orgânica, além de superar antigos limites. Segundo o Dr. Cyro Masci, Especialista em Psiquiatria: “É possível e desejável manipular tanto o meio ambiente quanto nossa relação com esse meio para reduzir os danos, provocados pelo nosso esforço de adaptação às sobrecargas”. (Trecho do livro digital BioStress: Novos Caminhos para o Equilíbrio e a Saúde).
O caminho do alívio e da superação passa pela prática de exercícios respiratórios, atividades físicas, consumo de alimentos adequados, sono regular, gerenciamento do tempo com planejamento das prioridades do dia e outros hábitos que proporcionem bem-estar.
Nessa busca por uma vida mais saudável e feliz é preciso, acima de tudo, criar novos padrões de pensamento e adotar hábitos de vida mais alegres e pacíficos.
Gilmara Somensari – CRP 06/49605-9 – Psicóloga Clínica/ Especialista em Hipnose – Acupunturista
E-mail: gsomensari@gmail.com