Só de falar em força de vontade, já dá a ideia de que o projeto é muito difícil de ser levado adiante. Para uma pessoa que precisa emagrecer poucos quilos, é mais fácil fazer uma dieta restritiva, com alimentos pouco atraentes, apenas para a calça vestir melhor. Esse “empenho” dura 1 ou 2 semanas. Mas para as pessoas que precisam perder vários quilos, entrar em sistema de restrição praticamente permanente é realmente um sacrifício.
Não há força de vontade que aguente! O mais interessante é que a pessoa já tentou, sabe que não aguenta, sabe que, mais cedo ou mais tarde, vai ‘compensar o sofrimento’ e comer tudo que vê pela frente.
Se você quer emagrecer, já está mais que provado que não é benéfico restringir todas as comidas gostosas do seu prato. Comece apenas diminuindo a quantidade e aumentando a atividade física. Aquela frase ‘devagar e sempre’ funciona muito bem.
Manter-se nessa situação não é tarefa fácil. Se assim fosse, não existiria ninguém descontente com suas formas. Mas é perfeitamente possível se convencer de que você é quem tem o controle, e não a comida. Em primeiro lugar, é preciso saber a diferença entre o “posso tudo” ou “não posso nada”. Uma reflexão para você pode ser: quais situações você age de forma extrema, do tipo 8 ou 80? Se privação leva a compulsão, é melhor repensar!
Camila Mareze – Psicóloga cognitivo especializada em Transtornos Alimentares e Obesidade – www.psicobesidade.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105