Para as pessoas que têm dificuldade em administrar as finanças, é bastante recomendada a Terapia Financeira. Ela é feita em sessões, que podem ser individuais, para casais, ou para a família.
Durante as sessões, é desenvolvida a Linha do Tempo e a Árvore Genealógica, junto ao Terapeuta Financeiro. Estas dinâmicas evidenciam de que forma a pessoa lida com o dinheiro e também de que forma seus ancestrais faziam ou fazem isso.
Afinal, educação financeira diz respeito a hábitos e comportamentos, que muitas vezes são passados de geração para geração.
É preciso considerar este histórico para passar a administrar as finanças com sustentabilidade.
São desenvolvidas também outras importantes etapas, como o Diagnóstico Financeiro, o resgate dos sonhos e o Orçamento Financeiro que estabelece como prioridade mensal, a conquista dos objetivos.
Resgatar os sonhos é um dos passos mais importantes, pois eles são as principais motivações para tomar as rédeas da situação financeira. Vejo que muitas pessoas não acreditam que podem conquistar o que desejam e por isso nem ao menos traçam um planejamento.
Por passar por várias etapas, é importante que a Terapia Financeira tenha entre quatro e seis sessões. O profissional acompanha até a pessoa ter autonomia e conseguir administrar sua renda de forma sustentável.
É importante esclarecer: o terapeuta financeiro não administra o dinheiro da pessoa, pelo contrário, ela aprende a agir de forma diferente. Isso por meio da Metodologia DSOP, baseada nos pilares Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.
Este é um importante passo para ter tranquilidade financeira pelo resto da vida, sabendo administrar a renda de forma mais consciente e saudável.
Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Está à frente do canal Dinheiro à Vista e é autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105