O trio: família/ escola e comunidade é o principal responsável pelo desenvolvimento das crianças, em geral. Quanto maior coerência em relação aos valores que queremos que as crianças aprendam dentro deste trio, maior a assimilação.
O ambiente escolar deve ser interessante e possibilitar a entrada dos pais para que estes participem e conheçam os conteúdos e atividades. Por exemplo: em nossa escola temos o Trabalho Conjunto, que é uma possibilidade de entrosamento acadêmico entre Pais e alunos.
Estes são convidados a desenvolver atividades do cotidiano escolar, monitorados pela professora regente.
Trazer a família à escola e prepará-la a orientar seus filhos nas tarefas é uma função importante dos centros educacionais. Quando os pais participam dos trabalhos elaborados pela equipe pedagógica passam a valorizar o material concreto e entender melhor a vida escolar de seus filhos.
Os alunos, por sua vez, demonstram prazer em apresentar as habilidades e competências adquiridas, a seus pais. Trazer a família para dentro do ambiente escolar e com ela partilhar momentos importantes de vivência acadêmica, valoriza o aprendizado.
Desenvolver atitudes colaborativas como trabalhar junto, cuidar do outro, demonstrar empatia facilitam o convívio de forma geral. Estas oportunidades de convivência são enriquecidas por um objetivo comum, o da tarefa. Em casa, isso também acontece nas horas de lazer e também na distribuição de trabalhos. Viver partilhando experiências é mais rico para todos os envolvidos. À medida em que os filhos vão crescendo e adquirindo habilidades, partilhar e dividir funções entrará com mais frequência, no cotidiano. É como se estivéssemos treinando a “dar o bastão”. Haverá um momento em que os nossos filhos estarão com o bastão, treinando os netos, com certeza. Este é o movimento da vida! Com coerência e com similaridade de valores, este movimento se tornará muito mais tranquilo.
Maria Angelina Franceschini Brandão
Prima Escola Montessori de São Paulo
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105