Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Veja como lidar com a mudança no padrão de vida na crise

A crise econômica atinge a todos os brasileiros. Com alta inflacionária, aumento do desemprego, dentre outros problemas. Neste cenário, torna-se cada vez mais difícil manter o padrão de vida, mas como fazer isso sendo que já se está acostumado com um padrão pré-estabelecido?
Com a desvalorização do dinheiro frente ao mercado, mudar hábitos de consumo é necessário para que não se corra o risco de perder força de pagamento ao honrar as despesas essenciais, como as de habitação, energia elétrica e água.

Se as finanças parecem estar “descontroladas”, é importante saber quais são os seus verdadeiros rendimentos (salário e bônus líquidos) e os gastos, incluindo os pequenos e supérfluos que acontecem no dia a dia. Por meio de um diagnóstico financeiro, é possível observar para onde o dinheiro está sendo direcionado.
Ponto importante é que, ao invés de ficarem “abaladas” com a situação, as famílias devem assumir as rédeas da situação e conhecerem suas finanças com propriedade, para, então, fazer escolhas mais assertivas no dia a dia.
Quando se tem o controle sobre sua situação financeira e se pratica hábitos de consumo conscientes, é possível trocar a sensação de privação pela sensação de realização. Afinal, mesmo na crise, é possível guardar dinheiro para realizar sonhos.
Finalizando, acredito que o ajuste do padrão de vida hoje não deve deixar de lado objetivos para conseguir conquistar sonhos no futuro. Em outras palavras, que a economia gerada pela educação financeira, durante o período de crise, pode levar a verdadeira felicidade por realizar sonhos, em um futuro próximo.
Assim, a dica é mãos à obra, tirar os receios que possuímos de admitir os problemas e partirmos com garra para mudanças reais, que possibilitarão passar pelo período fortalecido e garantirá para toda família aprendizado e prosperidade.

Reinaldo Domingos, mestre em educação financeira e presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira, da DSOP Educação Financeira autor de diversos livros sobre o tema, dentre os quais Terapia Financeira (Editora DSOP).