Dentre tantas, mais uma vergonha para o nosso País… No dia 25 de agosto, o Brasil foi denunciado à Organização das Nações Unidas – ONU, por não garantir o acesso de milhões de brasileiros com deficiência ao transporte, à saúde e à educação.
A ONU, hoje, examina as políticas públicas do Governo Brasileiro e vai cobrar respostas. Este é o primeiro exame, desde a ratificação do Brasil à Convenção da Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU.
Você deve estar surpreso com essa notícia, não é? Pois saiba, a verdade é que embora tenhamos avançado, na última década, o impacto nas leis e na formulação de políticas públicas é pífio para atender essa parcela da população que ainda precisa lutar, diariamente, para sair do estigma de “carga social” para finalmente ter assegurado seu direito ao exercício pleno de cidadania.
Infelizmente, esta realidade vem sendo maquiada para o restante da sociedade. Não são apenas empresas e instituições de ensino que recorrem ao famoso “jeitinho brasileiro” para driblar as leis e escapar do crivo da fiscalização que já é bem precária, como também a mídia tem colaborado bastante para fortalecer o estereótipo, criado em torno da pessoa com deficiência, e até mesmo o Poder Público persiste em se manter omisso e seguir “empurrando o problema com a barriga”.
Essa situação em pleno século 21, só me resta a pergunta: ATÉ QUANDO?
Por Juliana Teixeira
email: julianateixeira@acaoeinclusao.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105